Socioeducando Conquista Vaga em Curso Técnico de Segurança do Trabalho na Cidade de Patrocínio – MG

Socioeducando Conquista Vaga em Curso Técnico de Segurança do Trabalho na Cidade de Patrocínio – MG

Tomar as rédeas da própria vida é o grande desafio para os adolescentes ao deixarem a medida socioeducativa; superar as dificuldades, os vínculos familiares frágeis ou inexistentes, certamente são difíceis, mas, necessário para buscar um futuro promissor e de oportunidades. Tomar decisões e viver segundo seu referencial interno implica em confiar em si mesmo. Esse processo de ressocialização deve ser gradativo, contemplando o fortalecimento da autonomia, através da profissionalização e educação.

A profissionalização, eixo importante a ser desenvolvido dentro do trabalho desenvolvido pelas equipes do PEMSE, é condição essencial para o desenvolvimento humano, para a criação e fortalecimento de vínculos sociais.

Nesse contexto, os cursos profissionalizantes têm uma enorme importância para os adolescentes. É através da capacitação profissional que eles conseguirão desenvolver habilidades e competir de forma mais justa com outros jovens no mercado de trabalho. Nós precisamos incentivá-los, e também proporcionar novas realidades, diferentes daquelas, a que eram acostumados. A formação técnica e profissional é vital para a autonomia financeira e também para se evitar a reincidência da pratica infracional.

Concorrendo com adolescentes e jovens de todo o Estado de Minas Gerais, um socioeducando do PEMSE em Patrocínio, foi contemplado com uma vaga para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Programa Trilhas de Futuro, um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais, para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio. Além da formação técnica gratuita, o Trilhas de Futuro oferece também, uma ajuda de custo de R$ 18,00 por dia para alimentação e transporte, e o curso tem duração de 18 meses.

De acordo com o site Guia da Carreira, o técnico em segurança do trabalho é uma profissão em alta. Além de ser o curso mais procurado no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), o mercado está aquecido e a maioria dos alunos, terminam o curso técnico já com emprego ou estágio garantido. Entre as formações de nível técnico, é o curso que oferece oportunidades de carreira mais bem remunerada, com salários que podem ultrapassar os R$ 6.500,00. Informações essas, confirmadas pelas técnicas do SENAC, grupo responsável pela aplicação do curso, que no ato da matrícula nos informou da grande procura das mineradoras por esses profissionais.

BIBLIOGRAFIA:

Site Trilhas de futuro, disponível em: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/ .
https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/seguranca-trabalho. acesso em 03 de maio de 2022.

Compartilhar esta notícia